Está cansado de se sentir perdido sobre como estudar para passar na OAB? Então, este post é para você! Aqui separamos várias dicas objetivas que vão ajudá-lo a conquistar a tão sonhada aprovação no exame da Ordem.
Então, venha conosco e aproveite a leitura!
Como estudar e passar na OAB: dicas práticas
Para conseguir se sair bem na prova, é importante ter planejamento na hora dos estudos. Até porque o conteúdo do edital é bastante extenso. Sendo assim, as orientações abaixo serão muito úteis para ter um bom desempenho e evitar a ansiedade.
1 Conheça a prova
Entender qual é a estrutura da prova e como as questões são cobradas dará o primeiro direcionamento para seus estudos. Afinal, é preciso saber o que se vai enfrentar para se preparar corretamente.
Sendo assim, leia o edital das provas anteriores para conhecer bem os detalhes do processo avaliativo. De antemão, podemos dizer que o exame da OAB é dividido em 1ª e 2ª fase. A primeira é composta apenas de questões objetivas e aborda assuntos gerais do Direito.
Na segunda fase só estão os candidatos aprovados na etapa anterior. Aqui a prova é discursiva e você escolhe a área jurídica na qual quer ser avaliado. As opções são Direitos:
- Administrativo;
- Civil;
- Constitucional;
- Empresarial;
- Penal;
- Trabalho;
- Tributário.
2 Escolha com atenção a disciplina da segunda fase
A segunda fase possui uma peça prático-profissional e resolução de 4 questões discursivas. Isso significa que você precisa dominar o conteúdo para conquistar a aprovação na prova da OAB.
Dessa maneira, a escolha da disciplina deve ser feita de forma estratégica. Orientamos que você leve em conta três pontos em especial:
- familiaridade e facilidade com a matéria;
- melhor índice de aprovação em edições anteriores;
- área em que pretende seguir carreira.
3 Resolva provas de anos anteriores
A banca responsável pela prova da OAB é a FGV e, no site da instituição, você consegue ter acesso a várias edições que já ocorreram. Então, vá até a página e baixe esse material. Depois, reserve um ou dois dias na semana para resolver os exames.
Ao fazer isso, você conseguirá:
- perceber quais são as suas dificuldades;
- identificar os assuntos mais cobrados;
- compreender qual o estilo de abordagem da FGV para as questões;
- ganhar ritmo de leitura e resolução;
- colocar em prática os conteúdos estudados.
4 Tenha materiais de qualidade
Aqui estamos falando de livros e pdfs da legislação atualizados. É importante também escolher materiais que sejam de fácil compreensão e alternar com aqueles que possuem um conteúdo mais denso e aprofundado. Baixe também as súmulas do STF e STJ para ficar por dentro da jurisprudência.
Organize tudo para que você consiga ter acesso fácil ao que precisar.
5 Faça anotações de pontos importantes
Tenha um caderno para anotar tópicos relevantes das matérias estudadas. Você pode detalhar melhor um assunto com o qual tem dificuldade, resumir os conteúdos mais cobrados ou criar esquemas visuais para facilitar a memorização.
Utilize marcadores de texto, canetas coloridas e divisórias para organizar as informações de forma clara e objetiva. Essas anotações serão um material valioso para revisões rápidas e focadas nos dias que antecedem a prova.
É melhor estudar sozinho ou por meio de um curso
Uma dúvida muito comum de quem quer passar na OAB é se vale a pena fazer um preparatório ou estudar de forma autônoma. Já queremos adiantar que aqui não há uma resposta certa, pois a escolha vai depender de cada candidato. Porém, a dica é analisar o seu perfil.
Quem está fazendo a prova pela primeira vez pode se sentir perdido nessa etapa de preparação. Sendo assim, seguir a metodologia de um curso facilita o processo. Afinal, você terá acesso a um cronograma de estudos predefinido, conteúdos já organizados e separados, assim como simulados à disposição. Isso facilitará sua rotina.
Por outro lado, se você já vem estudando para as provas da Ordem há algum tempo, pode preferir seguir a caminhada sozinho. Isso porque, provavelmente, você já terá bastante material separado, inclusive resumos, e um planejamento estruturado.
Além dessas questões, também vale a pena observarmos mais alguns pontos. Quem tem dificuldade com autogestão, se dispersa facilmente ou fica entediado estudando sozinho, deve optar por um curso preparatório. Em contrapartida, pessoas mais disciplinadas podem conseguir ter um bom desempenho estudando de forma individual. Portanto, analise seu caso.
Quando começar a se preparar para a prova
Quem quer garantir a aprovação na prova da OAB deve começar a se preparar com antecedência. O ideal é começar a estudar no penúltimo ano da faculdade. Assim, você consegue estruturar uma boa rotina de preparação com pouco tempo de dedicação diário.
Além do mais, estudantes de Direito podem prestar o exame da Ordem mesmo que ainda não tenham se formado. Para isso, basta estar no último ano ou nos dois últimos semestres da graduação. Ou seja, você pode sair da faculdade já com a sua carteira da OAB, pronto para advogar.
Também existe outra vantagem em se preparar cedo e fazer a prova ainda na graduação ou assim que sair dela: todos os conteúdos ainda estão bem claros em sua memória. Isso facilita bastante o processo de aprovação.
Esperamos que este texto e as dicas aqui apresentadas ajudem você a passar na OAB! Para mais conteúdos de educação e Direito, siga acessando o nosso blog.