HomeBlogAtualidadesTrabalhar com Direito Digital: qual a remuneração e as vantagens?

Trabalhar com Direito Digital: qual a remuneração e as vantagens?

Você tem interesse em trabalhar com Direito Digital? Então, vale a pena conferir este artigo até o final. Isso porque reunimos nos próximos tópicos as principais informações sobre essa área jurídica que está em expansão.

Aqui você vai conhecer:

  • as oportunidades de mercado para quem quer advogar com ambiente digital;
  • a média salarial que um profissional do setor ganha;
  • os benefícios de se especializar na área.

Aproveite esse conteúdo e amplie sua visão sobre as possibilidades de carreira no setor. Isso vai ajudá-lo a sair na frente em uma área que promete crescer cada vez mais nos próximos anos. Vamos lá!

Por que trabalhar com Direito Digital

Até 2020, mais de 40 zettabytes de dados digitais foram produzidos no mundo todo. Esse número representa em torno de 1.375 bilhões de pen drives de 32 gigabytes cada. Hoje, com certeza, a quantidade aumentou. Isso porque no início de 2024, mais de 65% da população mundial tinha acesso à internet e 62,3% usavam redes sociais.

Pelas informações que acabamos de apresentar, fica claro como a sociedade está imersa no ambiente online. Isso significa o surgimento de novos desafios legais para lidar com:

  • vazamento de dados;
  • roubo de informações;
  • compras e venda de produtos ou serviços;
  • assinaturas de contratos digitais;
  • proteção de direitos autorais;
  • agressões verbais feitas por meio da internet etc. 

Todos esses pontos exigem regulamentações específicas, de forma a lidar com as relações humanas dentro do mundo digital. E como a tecnologia avança extremamente rápido, as normas também precisam acompanhar essas transformações. E é aqui que entra a figura do advogado que atua com Direito Digital.

O profissional especialista na área vai trabalhar com tudo o que envolve crimes digitais, assim como pode ser consultor de empresas. Neste caso, sua função é manter as instituições atualizadas sobre as novas leis envolvendo questões online.

Tendo em vista todo esse cenário, fica claro como esse ramo jurídico está em alta. Assim, vale a pena seguir carreira em Direito Digital. 

Qual a média salarial de quem atua na área

Por conta das especificidades da área e dos conhecimentos técnicos que o advogado precisa ter, trabalhar com Direito Digital pode ser bem lucrativo. De forma geral, o salário inicial está na faixa dos R$6.500,00. Contudo, esse número pode ser maior ou menor dependendo do estado onde você atuar, da empresa ou da função.

Além disso, o valor ganho vai aumentar à medida que você construir mais experiência nesse campo de atuação. Também não podemos esquecer da qualificação. Sendo assim, fazer cursos livres e pós-graduações é indispensável para conseguir rendimentos cada vez melhores. 

Um profissional de Direito Digital precisa dominar leis específicas, como a LGPD, o Marco Civil da Internet e a Lei de Crimes Cibernéticos. Ainda precisa ter uma boa base sobre o contexto tecnológico. Ou seja, é necessário entender sobre big data, inteligência artificial, criptografia e cyber segurança. 

Principais oportunidades no Direito Digital

Como o Direito Digital é uma área nova e em pleno crescimento, as possibilidades de atuação são muitas. A seguir, listamos algumas delas de forma mais detalhada.

Contencioso

Este é o ramo ideal para quem quer trabalhar diretamente com processos judiciais, em especial relacionado a vazamento de dados e violação de direitos autorais. Nesse caso, o advogado vai representar a pessoa física ou jurídica exigindo reparações e indenizações. 

Nesse campo de atuação, você ainda pode lidar com infrações de uso de marcas e patentes, fraudes e ofertas comerciais enganosas na internet.

Consultivo

Um advogado consultivo é aquele que presta assessoria para uma empresa ou pessoa física que queira abrir um negócio. O objetivo aqui é orientar o cliente de maneira prévia, ajudando-o a enquadrar a atividade que ele quer desenvolver dentro da lei.

O profissional que atua com consultivo é indispensável para lojas virtuais, e-commerces, startups, digitais influencers e outras áreas do gênero. Afinal, ele fica encarregado do cliente não se envolver em problemas jurídicos por estar em desacordo com alguma lei sobre ambiente digital.

Contratos

Outra área que oferece grandes oportunidades para quem vai trabalhar com Direito Digital é a de contratos. Afinal, é cada vez mais comum a assinatura de acordos de forma digital. Isso inclui contratos de aluguel, compra de cursos, realização de empréstimos, entre outros. 

Sendo assim, muitas empresas precisam de profissionais especializados nessa área para prestarem suporte à organização. O objetivo é revisar e redigir termos que estejam de acordo com a legislação vigente, bem como intervindo em situações de conduta incorreta.

Criminal

Com o aumento de pessoas e empresas usando a internet, crescem também os crimes cibernéticos. Aqui podemos incluir vírus, malwares, roubo de dados e hackeamento de aparelhos eletrônicos. Essas ações e várias outras que ocorrem usando a tecnologia já possuem tipificação penal. O que mostra a relação entre este campo jurídico e o Direito Digital.

Dessa forma, quem tem interesse pelo ramo investigativo, vai encontrar na área de crimes digitais uma excelente oportunidade de crescer profissionalmente.

E então, este artigo ajudou você a entender melhor as vantagens e possibilidades do Direito Digital? Caso queira atuar nessa área, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de vários conteúdos sobre o tema.

Compartilhe: