Era apenas questão de tempo até que a tecnologia no campo jurídico se transformasse e caminhasse junto à evolução dos tempos modernos. Mas, como ela impacta a área é o que você vai descobrir ao longo deste artigo.
Afinal, é em busca de soluções cada vez mais elaboradas que a tecnologia caminha. E o judiciário, como parte integrante da sociedade, precisa acompanhar os avanços para conseguir lidar com as novas demandas de maneira eficaz.
Nos próximos tópicos, você vai entender mais sobre formas de aplicar as novidades tecnológicas no campo jurídico. Também falaremos sobre as tendências de mercado para otimizar a área e o que pode fazer para acompanhar a relação entre o Direito e seus avanços. Boa leitura!
Formas de utilizar a tecnologia no campo jurídico
Quando o assunto é Direito e avanço tecnológico, podemos ver uma clara evolução, que ganhou bastante força nos últimos anos, principalmente após 2021.
Soluções que antes poderiam ser consideradas como um plano secundário (ou até irreais, para alguns conservadores), hoje, fazem parte do dia-a-dia do advogado. Assim como do juiz, do promotor e dos demais profissionais que atuam no setor.
Por exemplo, antes, víamos um site ou escritório virtual como um serviço paralelo e hoje é um enorme diferencial competitivo. Inclusive, pode definir a quantidade de clientes que você vai conseguir em um mês.
Também podemos destacar que se tornou mais fácil se apresentar perante o júri. Afinal, já existe a possibilidade de audiências virtuais. Outro ponto que mostra o avanço da tecnologia no campo jurídico é a virtualização de processos. O que tem a proposta de armazenar, facilitar o acesso e acelerar o início de ações.
Além de tudo isso, há ainda os conhecidos processos eletrônicos, adotados pela gestão pública brasileira. Eles facilitam o acesso de advogados de todo o país, através da plataforma PJe (Processo Judicial Eletrônico), desenvolvida em conjunto por diversos tribunais.
E isso são só algumas das inúmeras soluções que já foram propostas e executadas. E para utilizá-las, basta ter acesso a um computador ou celular.
Tendências para otimizar ainda mais a área jurídica
Com os avanços constantes da área, é claro que alguns pontos se destacam mais do que outros e se tornam tendências bem aguardadas pelos profissionais de Direito.
Temos certeza que algumas das soluções que iremos apresentar você já pode ter ouvido falar dentro de outras áreas. Contudo, suas adaptações para o mundo jurídico demandam mais tempo, pois há inúmeros detalhes que precisam ser levados em consideração. Dito isso, selecionamos algumas tendências que vale a pena conferir.
Blockchain e contratos inteligentes
Ao falarmos de tecnologia no campo jurídico, talvez nenhuma tenha tanto destaque quanto a blockchain. Afinal, dados de processos judiciais são compostos de informações cruciais de terceiros, que precisam ser protegidos.
Por isso, a blockchain, uma tecnologia focada em segurança, é estudada para ser implementada em contratos inteligentes e auto executáveis, fundamentados em código. Essa abordagem tem o potencial de:
- simplificar procedimentos legais;
- diminuir prazos;
- cortar custos;
- assegurar maior transparência e proteção para ambas as partes envolvidas nos contratos.
Legal Ops
Outra tendência que aparece bastante quando tratamos de Direito e avanços tecnológicos na área é a forma de tratar o escritório como business. E é aqui que surge o Legal Ops.
Legal Operations, abreviado como Legal Ops, é uma metodologia que visa utilizar abordagens e práticas do mundo dos negócios.
Focada em pessoas, processos e tecnologia, tal metodologia busca o equilíbrio entre os diferentes aspectos do mundo jurídico. A ideia é otimizar os departamentos, permitindo que os profissionais se foquem no que fazem de melhor: prestar seus serviços.
Análise de dados com Big Data
Nem sempre a rotina agitada dos escritórios ou setor público permite analisar os dados do negócio. Isso pode fazer com que você não consiga identificar informações importantes. E é aí que a estruturação digital das informações entra.
Através de análise de dados e Big Data, torna-se possível aprimorar o serviço prestado pelo escritório, bem como aperfeiçoar teses jurídicas.
IAs integradas
Inteligência Artificial e automação de processos já são uma realidade em muitas áreas e, no setor jurídico, não é diferente.
Com a possibilidade de integrar uma IA a um software utilizado no escritório, processos repetitivos se tornam automatizados. Além disso, o gerenciamento de clientes se torna mais simples.
A integração também facilita a busca por detalhes e informações dentro dos próprios processos, ajuda a analisar casos e até considera novas opções sem deixar passar nada.
Outro ponto de destaque é a aquisição e triagem de novos clientes. Afinal, você pode fazer com que a IA seja o primeiro contato da pessoa com o seu escritório. Isso otimiza a comunicação.
Como acompanhar a relação entre Direito e avanço tecnológico
É preciso dispor de tempo e possuir certo conhecimento do assunto para que seja possível compreender a tecnologia no campo jurídico e como ela realmente muda a realidade da área. Além de, é claro, contar com uma boa fonte.
Quer se aprofundar neste e em outros temas relacionados ao Direito? Então não deixe de acompanhar o blog aqui da Faes!